sábado, 2 de abril de 2011












HISTÓRIA DE JOSÉ

Começa com a música de José!  Mídia
NANDA E TEKA: Bom dia e comentários da música.
TEKA: José é o marido de Maria e pai adotivo de Jesus. Ele casou-se com Maria aos 30 anos de idade e, por seu caráter, foi escolhido a dedo por Deus. Ele não era rico, tanto que, quando ele levou Jesus e Maria para ser purificados, ele ofereceu o sacrifício de um par de pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro. 
NANDA: Era humilde trabalhador e suas condições eram simples. Mas José veio de uma linhagem real. Sabemos disso porque o anjo que primeiro conta a José sobre Jesus o saúda como "filho de Davi," um título real usado também para Jesus.
TEKA: José foi um homem compassivo, carinhoso. Quando ele soube que Maria estava grávida após estarem para se casar, ele soube que a criança não era dele mas desconhecia, até então, que ela estava carregando o Filho de Deus.  Ele planejou separar-se de Maria de acordo com a lei, mas temeu pela segurança e o sofrimento dela e do bebê. Ele sabia que mulheres acusadas de adultério poderiam ser apedrejadas até a morte, então ele decidiu deixá-la silenciosamente e não expor Maria a vergonha ou crueldade.
NANDA: José foi um homem de fé, obediente a tudo o que Deus pedisse a ele sem preocupar-se com os resultados. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar preocupar-se com fofocas, tomou-a como esposa.
TEKA: Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua família estava em perigo, ele imediatamente deixou tudo o que possuía todos os seus parentes e amigos, e escapou para um país estranho, desconhecido, com sua jovem esposa e o bebê. Ele aguardou no Egito sem questionar até que o anjo disse a ele que já era seguro retornar.

NANDA: Sabemos que José amava Jesus. Sua única preocupação era com a segurança desta criança confiada a ele. Ele não apenas deixou seu lar para proteger Jesus mas na ocasião de seu retorno fixou residência na obscura cidade de Nazaré sem temer por sua vida.
TEKA: Quando Jesus ficou no Templo, José (junto com Maria) procurou por ele com grande ansiedade por três dias. Sabemos também que José tratava a Jesus como seu próprio filho tanto que as pessoas de Nazaré constantemente repetiam com relação a Jesus, "Não é este o filho de José?"
NANDA: Ele levava sua família Jerusalém todo ano para a Páscoa, algo que não poderia ter sido fácil para um trabalhador. José é o patrono dos condenados à morte, porque presumindo-se que ele morreu antes da vida pública de Jesus, ele morreu com Jesus e Maria perto dele, da maneira como todos nós gostaríamos de partir desta terra.
TEKA: José é também o patrono universal da Igreja, dos pais, dos carpinteiros, e da justiça social. Celebramos dois dias festivos para São José: 19 de março para José o Marido de Maria e 1 de maio para José o Trabalhador. Diz-se também que morreu aos 60 anos de idade, antes do início da vida pública de seu Filho Jesus Cristo.
NANDA: Não é linda a história de José! José também se preocupava com a vida no planeta, porque ele cuidava da vida com respeito. Vamos ouvir a música e cantar é Meu é seu este planeta?

PARTICIPE!



EQUIPE
Nill Alves – Produtora Artística
Joana Carolina – Direção
Daniel Sousa – Coordenação/Suporte
Vagner Ienerci – Suporte


        O projeto Via Sacra apresenta a peça do sofrimento e os conflitos de Cristo para relembrar sua paixão e morte em seus últimos dias antes de completar sua missão aqui na Terra, visando evangelizar e anunciar o projeto de Deus.  O projeto propicia uma reflexão sobre os conflitos e sofrimentos de Jesus Cristo, bem como valorizar as suas ações e reconhecer a presença de Deus mesmo na dor e no sofrimento.
Por meio de um monólogo, em que um ator representará Jesus em seus conflitos, sofrimentos e missão, a peça vem provocar algumas inquietações para que as pessoas possam refletir sobre o projeto de Deus e assim, relembrar tudo que Jesus fez e sofreu por nós.